Dia Mundial da Ciência

24 de novembro

Dia Mundial da Ciência 2023

No Dia Mundial da Ciência tivemos a visita de uma investigadora da Universidade de Aveiro, em Bioquímica Alimentar. O seu nome é Maria Inês e contou-nos o seu percursos académico, profissional e falou-nos sobre as suas investigações.
Já trabalhou em investigações sobre o café, sobre os purés de fruta para bebés e agora trabalha na investigação sobre cogumelos.

Um dos objetivos da sua investigação é descobrir a possível aplicação à saúde humana, nomeadamente no combate ao colesterol. Um trabalho que ela diz ser como se fosse um "puzzle" muito complicado mas muito desafiante.

Os alunos puderam conhecer a rotina de um laboratório e colocar as suas questões. Alguns ficaram mesmo com vontade de seguir a carreira de investigação científica...





Aqui ficam alguns testemunhos dos alunos:

Dia Mundial da Ciência

A Maria Inês é investigadora de Bioquímica Alimentar. Ela estuda e trabalha na Universidade de Aveiro e, às vezes, na Universidade do Minho e Católica do Porto.

Realizou experiências com café, fruta para bebés e com cogumelos.

A Maria Inês contou-nos o que usa no laboratório, tal como: bata, óculos, máscara e luvas.

Ela explicou tudo o que fazia no laboratório, dizendo quais as experiências mais difíceis, que davam mais trabalho e quanto tempo demoravam...

Mateus (3º ano)

O Dia Mundial da Ciência

O Dia Mundial da Ciência é um dia muito importante (...) Ser cientista não é um trabalho muito fácil de conseguir porque para ser cientista tem de se ter boas notas.

Salvador (3º ano)

Uma cientista

A menina Inês é cientista, ela trabalha na Universidade de Aveiro. Ela é investigadora em Bioquímica Alimentar.

Esteve na nossa escola a falar do futuro dela e do que já fez. Eu adorei a apresentação dela!

Ela participou no Dia Mundial da Ciência e ensinou-nos como se trabalham as coisas.

Já trabalhou com café, frutas para bebé e agora cogumelos.

Adorei estar com ela no Dia da Ciência!

Matilde (3º ano)


O que mais me atraiu foi o café, uma das experiências do laboratório.

Bernardo (3º ano)




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dia do pai

Visita do Jardim de Infância

Programa Escolar Colgate - Saúde oral