50 anos do 25 de Abril
Este ano comemoramos os 50 anos da revolução do 25 de abril de 1974.
Uma data muito importante da nossa história de Portugal e a prova de que um povo pode fazer a diferença quando deseja muito a liberdade e a democracia...
Na nossa escola e na nossa turma, esta data não podia passar sem uma comemoração digna dos 50 anos de tal acontecimento.
Participámos em exposições de trabalhos na Biblioteca da Escola Sede do Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa com este quadro, pintado pelo 3º ano, que nos serviu de inspiração ao debate sobre o tema da liberdade.
"A
parte luminosa significa a liberdade e a escura significa a ditadura. Tivemos 41 anos de ditadura e vamos celebrar 50
anos de democracia."
Depois iniciámos as nossas tarefas para decorar o espaço escolar com 60 cravos, 50 por cano ano passado e 10 para simbolizar a continuidade da democracia...
E o resultado final foi uma escola "vestida" de abril :-)
Agora também pode ler os nossos textos sobre essa ideia tão importante que é a liberdade
Texto1
A liberdade é uma coisa muito importante para o mundo inteiro, como dar a nossa opinião, brincar, correr e saltar.
Mas não é só isso, é também podermos ter uma família reunida sem ninguém preso.
No tempo da ditadura o Salazar não
deixava ninguém fazer nada, era daqueles que tinha a mania.
Sabem porque é que eu estou a dizer isto? Porque ele não deixava as enfermeiras e as telefonistas terem família e as pessoas que tinham passavam fome.
Mas agora já está tudo bem.
Salvador, 9 anos
Texto 2
A liberdade é uma coisa que sem ela nós não estávamos a viver bem.
É algo que entre 1933 e 1974 não havia. Só que, em 1974, os militares revoltaram-se e agora temos o 25 de abril.
Para mim a liberdade é ser livre, por exemplo, jogar à bola, subir às árvores, etc.
Agora daqui a oito dias será comemorada a revolução dos cravos.
Este ano vai fazer 50 anos que estamos em democracia e os nossos avós e bisavós tiveram de ficar 41 anos em ditadura.
Então, desde 1974, estamos em liberdade e podemos dizer o que quisermos, podemos brincar ao que quisermos, por exemplo, dizer que não gosto do ....................
Para mim, isto é liberdade!
Tomás, 9 anos
Texto 3
A
liberdade é uma coisa mágica. Ela pode transformar o nosso mundo.
Podemos
imaginar qualquer coisa como: viajar, vestirmos as roupas que quisermos, falar
qualquer coisa sem ninguém nos prender… Também dar a nossa opinião e brincar
com outras pessoas.
Mas
há algum tempo não podíamos fazer nada porque houve uma ditadura.
Voltando
à liberdade, para mim representa a paz, o amor e o convívio entre as pessoas. E
desde o 25 de abril, começou a liberdade em Portugal. Agora, em 2024, podemos
fazer o que quisermos, mas antes do 25 de abril até as meninas não podiam
vestir calças enquanto agora já podem.
E
para acabar, a liberdade é uma coisa fantástica!
Telmo, 9 anos
A
liberdade para mim é fazer certas coisas que a lei nos permite, por exemplo,
brincar, etc.
Antigamente
as famílias pobres dividiam latas de sardinha. As famílias também sofriam
muito, as meninas só podiam estudar até ao 3º ano. As telefonistas não podiam
ter famílias. As professoras não podiam se casar com homens mais pobres do que
elas. As mulheres não podiam viajar sem a autorização dos maridos. As famílias
não podiam ler um jornal porque os militares pensavam que era sobre política e
prendiam as pessoas, matavam ou faziam elas de bobos.
Até
que houve um dia que tudo mudou… dia 25 de Abril de 1974. Foi o dia que uma
mulher apareceu e deu cravos aos militares e às pessoas que estavam quase a
guerrear pela liberdade. Foi aí que 25 de abril começou a ser o dia mais
importante de Portugal.
Eu amo a liberdade!!!!!!
Laura,
9 anos
A ditadura representa uma parte
cinzenta que é a mais triste e a parte mais luminosa que representa a alegria e
a liberdade.
A liberdade significa nós andarmos
livres mas respeitando os outros!
O 25 de abril também é um símbolo da
liberdade, também é uma data festiva, ou seja, é um evento.
Eu adoro o 25 de abril e a liberdade
em respeito aos outros.
É para festejar em família com amor
e paz!
Adoro a liberdade!!
Matilde, 9 anos
A liberdade é um amor. A liberdade é viver em conjunto e fazer o que achar certo, ir para o país que quiser , não causar guerras, sair de casa.
A liberdade é sentir o cheiro da natureza, brincar, divertir-se e viver em sociedade com os amigos.
A liberdade é paz.
Mateus, 9 anos















Comentários
Enviar um comentário