50 anos do 25 de Abril

 Este ano comemoramos os 50 anos da revolução do 25 de abril de 1974.

Uma data muito importante da nossa história de Portugal e a prova de que um povo pode fazer a diferença quando deseja muito a liberdade e a democracia...

Na nossa escola e na nossa turma, esta data não podia passar sem uma comemoração digna dos 50 anos de tal acontecimento.

Participámos em exposições de trabalhos na Biblioteca da Escola Sede do Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa com este quadro, pintado pelo 3º ano, que nos serviu de inspiração ao debate sobre o tema da liberdade.

"A parte luminosa significa a liberdade e a escura significa a ditadura. Tivemos 41 anos de ditadura e vamos celebrar 50 anos de democracia."

 Bernardo, 8 anos                                                       

Depois iniciámos as nossas tarefas para decorar o espaço escolar com 60 cravos, 50 por cano ano passado e 10 para simbolizar a continuidade da democracia...






E o resultado final foi uma escola "vestida" de abril :-)









Agora também pode ler os nossos textos sobre essa ideia tão importante que é a liberdade

Texto1

   A liberdade é uma coisa muito importante para o mundo inteiro, como dar a nossa opinião, brincar, correr e saltar.

   Mas não é só isso, é também podermos ter uma família reunida sem ninguém preso.

   No tempo da ditadura o Salazar não deixava ninguém fazer nada, era daqueles que tinha a mania.

   Sabem porque é que eu estou a dizer isto? Porque ele não deixava as enfermeiras e as telefonistas terem família e as pessoas que tinham passavam fome.

   Mas agora já está tudo bem.

Salvador, 9 anos

Texto 2

   A liberdade é uma coisa que sem ela nós não estávamos a viver bem.

   É algo que entre 1933 e 1974 não havia. Só que, em 1974, os militares revoltaram-se e agora temos o 25 de abril.

   Para mim a liberdade é ser livre, por exemplo, jogar à bola, subir às árvores, etc.

   Agora daqui a oito dias será comemorada a revolução dos cravos.

   Este ano vai fazer 50 anos que estamos em democracia e os nossos avós e bisavós tiveram de ficar 41 anos em ditadura.

   Então, desde 1974, estamos em liberdade e podemos dizer o que quisermos, podemos brincar ao que quisermos, por exemplo, dizer que não gosto do .................... 

   Para mim, isto é liberdade!

Tomás, 9 anos

Texto 3

   A liberdade é uma coisa mágica. Ela pode transformar o nosso mundo.

  Podemos imaginar qualquer coisa como: viajar, vestirmos as roupas que quisermos, falar qualquer coisa sem ninguém nos prender… Também dar a nossa opinião e brincar com outras pessoas.

   Mas há algum tempo não podíamos fazer nada porque houve uma ditadura.

   Voltando à liberdade, para mim representa a paz, o amor e o convívio entre as pessoas. E desde o 25 de abril, começou a liberdade em Portugal. Agora, em 2024, podemos fazer o que quisermos, mas antes do 25 de abril até as meninas não podiam vestir calças enquanto agora já podem.

   E para acabar, a liberdade é uma coisa fantástica!

Telmo, 9 anos

Texto 4

    A liberdade para mim é fazer certas coisas que a lei nos permite, por exemplo, brincar, etc.

   Antigamente as famílias pobres dividiam latas de sardinha. As famílias também sofriam muito, as meninas só podiam estudar até ao 3º ano. As telefonistas não podiam ter famílias. As professoras não podiam se casar com homens mais pobres do que elas. As mulheres não podiam viajar sem a autorização dos maridos. As famílias não podiam ler um jornal porque os militares pensavam que era sobre política e prendiam as pessoas, matavam ou faziam elas de bobos.           

   Até que houve um dia que tudo mudou… dia 25 de Abril de 1974. Foi o dia que uma mulher apareceu e deu cravos aos militares e às pessoas que estavam quase a guerrear pela liberdade. Foi aí que 25 de abril começou a ser o dia mais importante de Portugal.                                                        

    Eu amo a liberdade!!!!!!

Laura, 9 anos

Texto 5

   A liberdade para mim é dar a opinião, mas respeitando os outros.
   A liberdade nem sempre existiu, mas felizmente agora há!

  A ditadura representa uma parte cinzenta que é a mais triste e a parte mais luminosa que representa a alegria e a liberdade.

   A liberdade significa nós andarmos livres mas respeitando os outros!

   O 25 de abril também é um símbolo da liberdade, também é uma data festiva, ou seja, é um evento.

    Eu adoro o 25 de abril e a liberdade em respeito aos outros.

    É para festejar em família com amor e paz!

    Adoro a liberdade!!

Matilde, 9 anos

Texto 6

   A liberdade é um amor. A liberdade é viver em conjunto e fazer o que achar certo, ir para o país que quiser , não causar guerras,  sair de casa.  

   A liberdade é sentir o cheiro da natureza, brincar, divertir-se  e viver em sociedade com os amigos. 

   A liberdade é paz. 

Mateus, 9 anos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dia do pai

Visita do Jardim de Infância

Programa Escolar Colgate - Saúde oral